27 de setembro de 2013

QUANDO DEVE UM BEBÉ COMEÇAR A BEBER ÁGUA?




Em geral, um bebé pequenino não precisa beber água. Até os 6 meses, há um consenso entre os pediatras de que NÃO se deve dar água aos bebés que mamam no peito. 


O leite materno, além de todas as suas qualidades conhecidas, tem o teor de sais minerais inferior às formulas lácteas, o que o torna suficiente para uma boa hidratação, sem necessidade de água adicional. Nos dias mais quentes, o que ocorre é que aumenta a necessidade de o bebé mamar mais vezes (e, como consequência, a mãe precisa de ingerir uma quantidade bem maior de água). 

Para os bebés amamentados com leite em pó, as opiniões dos especialistas são divergentes. Há quem defenda que a água com que se prepara o leite já é suficiente. Outros pediatras, porém, lembram que essas fórmulas podem conter sódio (sal), e por isso vale a pena dar um pouco de água, no biberão ou copinho apropriados, especialmente se estiver muito calor. 
Antes de dar água ao bebé de menos de 6 meses, converse com o pediatra do seu filho. Lembre-se de que a água precisa ser filtrada, fervida e arrefecida. 

Os bebés com menos de 6 meses de idade têm estômagos pequenos. A água pode saciar a criança mas ocupa o lugar do leite. Além disso, o excesso de água (inclusive diluindo demais o leite em pó, quando se coloca mais água que o recomendado na embalagem) pode dificultar a digestão.

O mesmo vale para a oferta de chás, como erva-doce, camomila e cidreira. Eles são basicamente a mesma coisa que a água comum, podendo interferir na aceitação do leite quando dados em excesso ou com muita frequência. 
Em algumas situações - como quando o bebé vomita sem parar -, o médico pode recomendar que seja administrado um preparado especial para evitar a desidratação, como o soro caseiro ou soluções reidratantes vendidas em farmácias.

Sem comentários:

Enviar um comentário