27 de setembro de 2013

MASSAGENS PARA BEBÉS



O recém-nascido é extremamente sensível ao toque. Depois de ter passado os últimos tempos na barriga da mãe apertadinho, o bebé até se sente desamparado quando não está acompanhado por um toque quente e carinhoso. É por isso que gosta tanto de colo. E é por isso que uma massagem parece ter propriedades mágicas. Acalma, alivia tensões e devolve a tranquilidade que se deseja ao bebé (e ao resto da família…). Além disso, o contacto físico entre mãe/pai e filho contribui também para reforçar vínculos.


A esta massagem ao bebé chama-se Shantala. Teve origem na Índia, onde é uma tradição muito antiga, e foi trazida para o Ocidente pelo médico francês Frédérick Leboyer, conhecido também por defender o parto natural.
A massagem consiste em aplicar leves toques e manipulações no corpo do bebé, com a ajuda de um óleo. Qualquer mãe/pai pode massajar o seu bebé sem ter de aprender técnicas elaboradas. Pode fazê-lo por instinto. Em ambiente aquecido, depois do banho, antes de lhe vestir a roupa, aqueça as mãos e experimente massajá-lo suavemente e vagarosamente por todo o corpo. Os braços, a barriga, as pernas, os pés, o rosto. Devagar, aproveite ainda este momento para ir falando com o bebé, estimulando a comunicação e atenção e promovendo o amor entre os dois.

Também pode aperfeiçoar a técnica e conhecer melhor os seus benefícios através de workshops ou de cursos de formação. A Associação Portuguesa de Massagem Infantil (www.apmi.org.pt) organiza vários cursos para pais. Segundo esta associação, os benefícios da massagem para bebés são: alívio de gases, cólicas e obstipação; estimulação do sistema circulatório, digestivo, imunitário, linfático; melhoria nos padrões de sono; ajuda a normalizar o tónus muscular e aumento da flexibilidade, entre muitos outros.

(Fonte: Pais & Filhos)


Sem comentários:

Enviar um comentário